Pacto pela Aceleração Territorial

• Pacto pela Aceleração Territorial leva experiência da Serra Catarinense ao maior encontro de cidades do Brasil

Movimento regional apresentou no Summit Cidades, em Florianópolis, a estratégia colaborativa que vem mobilizando lideranças e entidades em torno do desenvolvimento da Serra Catarinense.

O futuro da Serra Catarinense esteve em pauta na terça-feira (23) durante o Summit Cidades 2026, em Florianópolis. Reconhecido como um dos principais eventos de inovação, gestão pública e desenvolvimento territorial do país, o encontro reuniu lideranças de diferentes regiões para debater soluções e experiências voltadas à construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e conectadas. Entre os temas que ganharam relevância na programação esteve o painel “Projetos Regionais e o Futuro da Serra Catarinense”, que apresentou a experiência do Pacto pela Aceleração Territorial e os avanços construídos coletivamente pela região.

O espaço promoveu uma reflexão sobre temas como desenvolvimento territorial, governança, planejamento urbano, mobilidade, políticas públicas, turismo, tecnologia, inovação, economia local e identidade dos territórios. Participaram da conversa o coordenador do Pacto pela Aceleração Territorial, Fabiano Ventura; a prefeita de Urupema, Cristiane Muniz Pagani; o secretário de Planejamento Urbano de Lages, Malek Rau Dabbous; e o presidente do Orion Parque Tecnológico, Tite Mazuhy. O painel demonstrou como a articulação entre municípios, instituições e lideranças vem fortalecendo uma visão compartilhada de futuro para a Serra Catarinense.

Representando um movimento que reúne mais de 120 entidades, cerca de 1.200 participantes e trabalha em torno de 14 projetos estruturantes com visão de futuro até 2040, Fabiano Ventura destacou que a presença no Summit Cidades amplia a visibilidade de uma construção que nasceu na Serra, mas que pode inspirar outras regiões do país. “Estar no Summit Cidades é uma oportunidade de mostrar que o desenvolvimento regional acontece quando diferentes setores se unem em torno de objetivos comuns. O Pacto é resultado da participação ativa da sociedade, das lideranças e das instituições que acreditam que a Serra Catarinense pode construir seu futuro de forma planejada, integrada e colaborativa. Compartilhar essa experiência e aprender com outras iniciativas fortalece ainda mais esse movimento”, afirmou.

Para a prefeita de Urupema, Cristiane Pagani, a participação no debate reforça a importância de os pequenos municípios ocuparem espaços estratégicos de discussão e construção de soluções para o desenvolvimento regional. “Urupema tem cerca de 3 mil habitantes, mas isso nunca nos impediu de buscar inovação e desenvolvimento. O Pacto nos permite pensar a Serra Catarinense de forma integrada, construindo soluções em conjunto. Quando uma cidade cresce, toda a região cresce junto, e é essa união que gera oportunidades e transforma realidades”.

Por Catarinas Comunicação – Assessoria Pacto Pela Aceleração Territorial || Texto: Lizzi Borges || Fotos: Claiton Camargo

Rolar para cima